sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Lançamento da revista farelo na 12ª Feira Miolo(s)

Crédito da imagem: Equipe Feira Miolos

 
No próximo final de semana, dias 8 e 9 de novembro, acontece o lançamento da revista "farelo" em São Paulo, na 12ª Feira Miolo(s), evento voltado à cultura gráfica e publicações que ocorre desde 2014, promovido pela Biblioteca Mário de Andrade em parceria com a editora Lote 42.
 
Crédito da imagem: Raquel Stolf
 
A revista é uma proposição dos artistas/professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf.
 
Participo da publicação com a obra "Canção farelo, out. 2024" (p. 72), do meu projeto banda mente (@banda_mente).
 
Serviço:
12ª Feira Miolo(s)
8 e 9 de novembro de 2025
das 11h às 19h
Biblioteca Mário de Andrade
Entrada gratuita

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

 Identificando a atividade elétrica como uma presença sonora alvoroçada

Hoje, no bloco de horário das 23h, @cachorro.bugio se materializa nas ondas sonoras através da @radiouniversitariafm (107.9 e online), via @irradiafestival.
 
 
Escute online aqui.
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Música eletroacústica. Arte sonora.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

 CACHORRO-BUGIO no Irradia festival 2025


Em 2025 o Irradia Festival entra em sua terceira edição, que será realizada de 16 a 19 de outubro de 2025, com transmissão pela Rádio Universitária FM 107.9 (Fortaleza-CE) e retransmissão pela Rádio Universitária FM 104.7 (Vitória-ES).
 
  
Meu projeto CACHORRO-BUGIO (@cachorro.bugio) participa dessa edição com a faixa "Identificando a atividade elétrica como uma presença sonora alvoroçada" (2025), uma peça sonora eletroacústica gerativa feita com alguns dos módulos básicos do software VCV Rack, um simulador de sintetizadores gratuito e de código aberto.
 
A programação completa será divulgada em breve na página do Irradia Festival.
 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Música eletroacústica. Arte sonora.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

O que minha escuta não ouviu durante um susto/sono (instrução)

 
• Num piscar de olhos 
fechados:
 
- espanto
- tremura
- alarma
- tremor
 
(repete em eco até o desaparecimento do som)
Thiago R. Outubro de 2024.
 
A instrução acima foi realizada durante o período da oficina "farelo", ciclo de encontros on-line proposto pelos artistas/professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf, ocorrido entre outubro de novembro de 2024. 
 
A obra é uma resposta à provocação: "o que tua escuta não ouviu durante um susto, um sono", proposta pela artista Raquel Stolf durante o primeiro encontro da oficina.
 
Essa instrução deu origem a peça sonora "O que minha escuta não ouviu durante um susto/sono" (15 segundos, 2024), que participou do projeto 'Escuta-dobradiça' (Sala de leitura | Sala de escuta), no Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entre 11 de abril e 11 de junho de 2025.
 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Notação verbal. Arte sonora.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

 Meteorolograma 

Imagem do autor

 
Meteorolograma (2024) se trata de uma obra feita durante a oficina farelo, ciclo de encontros on-line proposto pelos artistas/professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf, realizado entre outubro e novembro de 2024.
 
A obra é uma resposta à instrução "Escutar o vento, a chuva, as nuvens, o trovão ou outra movimentação do tempo que faz lá fora. Descrever e criar um símbolo meteorológico correspondente para além do que conhecemos, juntando a um dia/s e uma data de seu interesse/desinteresse", proposta pela artista Claudia Zimmer, durante o terceiro encontro da oficina.

O trabalho parte de uma investigação prévia sobre a decomposição de imagens complexas em formas elementares que podem ser entendidas como diagramas ou pictogramas relacionados a um modo de escuta ampliado. Nesse caso, o diagrama/pictograma exige atenção à escuta em momentos de tempestade.
 
A data de 18 de julho refere-se à efeméride do Dia Mundial da Escuta, comemorado em homenagem ao compositor, educador e escritor canadense R. Murray Schafer (1933-2021).

Palavras-chave: Poética híbrida, Processo criativo, Imagem sonora.

sábado, 26 de julho de 2025

O som da jiboia? (2025)

Imagem do autor
 
"O som da jiboia?" (2025), é uma das obras que compõem a exposição coletiva de abertura da GROU.BASE, espaço independente de arte e cultura localizado na região de Perdizes, em São Paulo/SP.
 
Trata-se de uma instalação sonora pensada para intervir sobre a área externa, de frente ao corredor, mediante a reprodução de sons intermitentes.
 
Inicialmente, o trabalho estabelece uma ligação com os elementos arquitetônicos e paisagísticos do espaço, apropriando-se do termo "jiboia", nome popular da planta Epipremnum aureum, uma trepadeira exótica localizada à direita da entrada da casa pertencente à GROU.BASE.

Além de sua relação com os aspectos físicos do lugar, o trabalho se integra ao contexto local da exposição por meio de uma experiência sonora vivenciada coletivamente ao longo do período de exibição.

Dados da obra
 
Autor: Thiago R
Título: O som da jiboia?
Ano: 2025
Técnica: Megafone, pedestal de microfone, fita adesiva, fios e cabos
Dimensão: Variável
Duração do áudio: 5h00
 
A abertura ocorre hoje, 26/7, das 11h às 17h.

Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Instalação. Arte sonora.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

 "O som da jiboia?", na inauguração da GROU.BASE

Crédito da imagem: Leticia Rita

No próximo sábado, dia 26 de julho, inaugura a GROU.BASE, novo espaço independente de arte e cultura no bairro de Perdizes e região, em São Paulo/SP.

A inauguração reúne obras dos artistas Azeite de Leos, Flora Assumpção e Thiago R., contando também com a performance de Anna Luiza Marques e projeção em vídeo de Angella Conte.

Voltada à criação contemporânea, à convivência e à ecologia urbana, a GROU.BASE irá abrigar exposições, oficinas, estúdio de imagem, um jardim de plantas nativas e ervas, bem como áreas para troca e encontro.

Participo da inauguração com a obra "O som da jiboia?" (2025), uma instalação sonora localizada em frente ao corredor de entrada e saída do espaço.

Serviço
26 de julho - 11h às 17h
Rua Caraíbas, 523 - Perdizes, São Paulo/SP

Funcionamento a partir do dia 30 de julho, de quarta a sexta das 11h às 19h, e sábados e domingos das 10h às 17h.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

 Retrospectiva acusmática 6

Imagem do autor
 
Audiotáteis (2014-2019) é uma instalação ativada pelos participantes por meio de gestos táteis/corpóreos que geram reações sonoras ouvidas em tempo real, cujas sutilezas são percebidas por fones de ouvido.

A obra permite ao público um grau de participação pela possibilidade de invenção no nível da recepção, de acordo com a criatividade de quem a opera em relação às limitações físicas e técnicas do próprio trabalho.

Crédito da imagem: Rodrigo Machado
 
Desse modo, o som atua como elemento mediador na relação entre autoria e recepção, fazendo com que a pessoa espectadora se torne uma coparticipante criativa na ativação do trabalho.

A obra participou da mostra coletiva "desdobras", no bairro de Pinheiros, em São Paulo, entre 13 de novembro e 4 de dezembro de 2014, como instalação individual no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Sorocaba, entre 1 de setembro e 30 de outubro de 2016, e como obra participante do FestA! - Festival de Aprender 2019, no Sesc Vila Mariana, entre 15 e 17 de março de 2019.

Abaixo, ouça o trecho de um registro sonoro da obra Audiotáteis.
 
 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Interatividade. Arte sonora.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

CACHORRO-BUGIO na plataforma bandcamp

Imagem do autor

CACHORRO-BUGIO é meu projeto de música experimental que explora o ruído, o zumbido, o erro, a síntese modular, etc.
 
Capa da faixa de estreia (imagem do autor)

O projeto estreia na plataforma bandcamp com a faixa "Reduzindo ao extremo formas sonoras modeladas (repetição excessiva de ideias, excerto)" (2025). A faixa é uma peça sonora generativa criada com os módulos básicos do programa Open Source VCV Rack.

Patch feito com os módulos básicos do programa VCV Rack

 
Palavras-chave:  Música experimental. Síntese modular. Arte e rock. Arte sonora.

sábado, 26 de abril de 2025

farelos (sonoros)

Imagem do autor

Farelos (sonoros) são os projetos e processos desenvolvidos no campo da escuta pelos participantes da revista farelo. As peças sonoras estão disponíveis para escuta de 11/04 a 11/06 de 2025, na Sala de leitura | Sala de escuta do projeto 'escuta-dobradiça' - veiculado na porta da sala 105 no DAV/CEART/UDESC.

Os farelos (sonoros) também estão disponíveis na aba e.-d. da anecoica.org, publicação que propõe investigar os usos heterogêneos do som e do texto.

Abaixo estão minhas três peças sonoras que compõem a mostra coletiva de farelos (sonoros).
 
 
 
 
 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Arte sonora.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Amanhã - transmissão da obra "Instruções de desenho/Drawing instructions (2024)

Imagem do autor

 
Amanhã, dia 17/04, será transmitida minha peça sonora "Instruções de desenho/Drawing instructions" (2024) pelo festival Radiophrenia Glasgow 2025, na faixa de horário das 13h30 pelo horário local, e às 09h30 no Brasil.
 
"Instruções de desenho/Drawing instructions" é uma peça sonora narrada pelo artista Thiago R, onde instruções verbais guiam a audiência através de exercícios que promovem o desenho como prática libertadora. 
 
As instruções são apresentadas em dois idiomas: português brasileiro – idioma do artista, e inglês. O formato bilíngue da obra procura estabelecer um diálogo entre os ouvintes do Sul Global e do Norte Global,  buscando uma forma de expressão que extrapole a simples reprodução de imagens e enfatize a característica libertária e transformadora do desenho que transborda fronteiras. 
 
Acompanhe a programação do dia 17/04 em: https://radiophrenia.scot/calendar/thu-17/ 
 
 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Peça sonora. Rádio arte.

terça-feira, 8 de abril de 2025

 Participação na revista farelo - lançamento

A revista farelo é resultado de uma oficina online ocorrida entre outubro e novembro de 2024, cuja proposição partiu dos Artistas / Professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf.
 
A oficina propôs uma investigação sobre práticas de edição e publicação de artista, trazendo reflexões sob sobras de/em processo e a produção de uma revista impressa/sonora, cujo projeto foi concebido em 2012. Os projetos e processos desenvolvidos pelos participantes na revista farelo também serão apresentados na Sala de leitura | Sala de escuta no projeto sonoro 'escuta-dobradiça' – veiculado na porta da sala 105 (em parceria com a publicação anecoica e o programa de extensão sl-se), DAV/CEART/UDESC.
 
Contribuo na revista com a obra "Canção farelo" (out. 2024), uma instrução refrão / notação verbal do projeto não timpânico banda-de-artista-solo de minha autoria "banda mente" (@banda_mente).
 
Canção farelo, out. 2024. Imagem digital/Impressão sobre papel.

Além da banda mente, contribuo com três peças sonoras no projeto 'Escuta-dobradiça', sendo elas: "O que minha escuta não ouviu durante um susto/sono" (2024), "Como escutar no branco da página (e ver no escuro da faixa estéreo)" (2024), e "Imagem de um som que sobra" (2025).
 

A revista farelo terá lançamento e distribuição na Sala de leitura | Sala de escuta no dia 11/04, às 19h, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e em outros contextos, a partir de 2025.
 
 Serviço:
_lançamento da revista
_dia 11/04/2025 às 19h
 
_exposição escuta-dobradiça
_de 11/04/2025 a 11/06/2025
_local: Sala de leitura | Sala de escuta (porta sala 105)

evento gratuito e aberto à comunidade.
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Notação verbal. Arte sonora brasileira.

sábado, 29 de março de 2025

 Festival Radiophrenia 2025: the light at the end of the dial


Em abril acontece o festival Radiophrenia Glasgow 2025, transmissão hertziana e online de Rádio Arte e Arte Sonora desde Glasgow, Reino Unido, entre os dias 7 e 20 de abril.

No dia 17/4, minha peça sonora "Instruções de desenho/Drawing instructions (2024), será transmitida na faixa de horário das 13h30 (no Brasil, a partir das 10h30).

 
Crédito da imagem original: Leticia Rita

 Acompanhe a programação completa em: https://radiophrenia.scot/schedule/
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Rádio Arte. Arte sonora brasileira.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Retrospectiva acusmática 5

Imagem do autor

Portas Corrediças (2014) e Vibrações Distendidas (2014) são 02 peças sonoras realizadas no contexto da mostra coletiva "desdobras", com curadoria de Lara Rivetti, ocorrida entre 13/11 e 4/12 de 2014, na Casa do Cactus, que ficava localizada no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo-SP. 
 
Mandacaru que ficava na entrada da "Casa do Cactus".
Imagem do autor.

A partir de uma escuta atenta orientada ao lugar, passo a gravar os sons característicos da casa: de sua especificidade arquitetônica até as relações sociais por lá estabelecidas. Logo, os ruídos ocasionados pelo movimento das portas corrediças localizadas entre a sala de estar e o quintal dos fundos da casa destacam-se por suas qualidades, sendo captados por microfones de contato feitos artesanalmente para esse fim.
 
Vista interna da casa. Imagem do autor.
 
Dessa forma, após o processo de edição e pós-produção, desenvolvo duas peças sonoras resultantes do abrir e fechar das portas, com o intuito de desdobrar e expandir o processo inicial da escuta em novas experiências de percepção auditiva.
 
Imagem do autor.

Escute as duas peças online em: 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Site-specific. Arte sonora brasileira.

quinta-feira, 13 de março de 2025

 Retrospectiva acusmática 4

Crédito da imagem: Katharine Nóbrega

540 km (2017) foi uma obra realizada para a mostra coletiva Arte Londrina 5: "Pela Estrada e Fora", com curadoria de Danillo Gimenes Villa e Ricardo Basbaum, ocorrida entre 22/6 e 28/7 de 2017, no antigo espaço da DaP, Universidade Estadual de Londrina-PR. O trabalho parte da gravação dos sons de trânsito entre a minha cidade de residência (São Paulo) e o local de realização da mostra (Londrina).

Mediante a confecção artesanal de microfones de contato instalados nos calçados, o ato de caminhar torna-se um modo de desvelar sons ocultos compostos pelo meu movimento corporal em interação com as situações que permitem o deslocamento entre as cidades, perfazendo uma distância aproximada de 540 km.
 
Crédito da imagem: Danillo Gimenes
 
Desse modo, ao chegar na cidade de destino da exposição a gravação foi encerrada, prosseguindo para o processo de edição e pós-produção da peça sonora. O resulto compõe uma instalação constituída pelos próprios calçados usados durante a travessia contendo 02 mini caixas de som amplificadas que reproduzem a peça em loop pelo período de funcionamento do espaço expositivo, junto a um mapa emoldurado que ilustra graficamente o percurso realizado.

Crédito da imagem: Katharine Nóbrega
 
Escute o excerto da obra online em: https://soundcloud.com/thiago-rrrrr/540-km-excerto
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Caminhada sonora. Arte sonora brasileira.

terça-feira, 11 de março de 2025

 Amanhã: retransmissão da obra "Desenho a fim de provocar escutas (demo)"

Amanhã, dia 12/3, acontece a retransmissão da peça sonora Desenho a fim de provocar escutas (demo) (2024), pela Rádio Universitária 104.7 FM, em Vitória-ES, no bloco de horário a partir das 15h (UTC -3). A obra fez parte da programação do Irradia Festival, edição de 2024.
 
Imagem do autor
 

quinta-feira, 6 de março de 2025

Retrospectiva acusmática 3

Imagem do autor

 
Passar a cidade (2007) é uma peça sonora que combina trechos da obra Fluxo e Deslocamento (2007), também de minha autoria. Os sons que compõem ambas as obras foram gravados em uma manhã de percurso pela cidade de São Paulo, realizado a pé e por transporte público, que teve como ponto de partida minha residência até o ponto de chegada onde eu fazia estágio.
 
Imagem do autor

O trabalho apresentou uma reflexão sobre a referencialidade que elementos não-musicais podem incitar na imaginação da audiência, de acordo com a reconstituição mental dos acontecimentos sonoros acionados pela reprodução da peça, o que propôs o exercício de uma escuta crítica em diferentes camadas sobre a ruidosa paisagem sonora metropolitana de São Paulo.

Imagem do autor

Este trabalho também cooperou para que o fenômeno sonoro como matéria sensível prevalecesse no período final da minha pesquisa de graduação em Artes Visuais.
 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Paisagem sonora. Arte sonora brasileira.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Retrospectiva acusmática 2

Imagem do autor

Cigarra (2008-2009), trata-se de uma peça sonora que partiu da gravação de sons captados durante uma caminhada que realizei no Parque Zoológico de São Paulo, em 2008.
 
A obra investiga uma escuta consciente e focada com base no ato de caminhar, em atenção aos sons específicos e recorrentes do território, como um meio de ampliar a compreensão e apreciação da paisagem sonora em questão. Tais pressupostos foram baseados no conceito do compositor, educador musical e autor canadense Murray Schafer (1933-2021).

Crédito da imagem original: Sarah Maeda
 
Assim, o corpus expressivo do trabalho adquiriu seu contorno de acordo com a recorrência sonora do ruído de aviões que sobrevoavam a região, em conjunto ao canto das cigarras ao longo do território, o que demarcou o acento sônico daquele dia de caminhada no zoológico.
 
Imagem do autor

 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Paisagem sonora. Gravação de campo.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

 Retrospectiva acusmática 1

Imagem do autor baseado no diagrama de Rosalind Krauss

 
Reminiscência Líquida (2007-2008), partiu da gravação dos sons cotidianos da minha casa que resultaram numa colagem sonora organizada em formato de composição musical.

O trabalho se originou por influência da leitura do livro Modernidade Líquida (2000), de Zygmunt Bauman, e procurou demonstrar através de correlações acusmáticas as sensações de incerteza, fluidez e instabilidade que passaram a compor a estrutura social das últimas décadas.

Essa obra marca um ponto de virada durante minha pesquisa de graduação, ao incorporar o som e a escuta como material de investigação e experimentação no campo da linguagem tridimensional. 

Imagem do autor

Escute em: https://soundcloud.com/thiago-rrrrr/reminiscencia-liquida

 Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Arte sonora brasileira.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

 15 a 21 janeiro - retransmissão: monteaudio24abstracción

Créditos da imagem: Rádio Monteaudio

Durante o período de 15 a 21 de janeiro, as obras que compõem a convocatória monteaudio24abstracción serão retransmitidas de forma contínua por 24 horas durante sete dias. 

Essa é uma oportunidade para escutar toda a programação das obras selecionadas pela convocatória como um continuum sonoro.

A ordem de apresentação ocorre de modo idêntico aos blocos transmitidos entre os dias 03 e 14 de janeiro.

Imagem do autor.

Participo da convocatória com a peça sonora Instrucciones de dibujo (hacia el Sur), de 2024.

Imagem do autor.

 Escute online via: https://radiomonteaudio.org

quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

 Transmissão da peça Instrucciones de dibujo (hacia el Sur), dia 09/01, via Rádio Monteaudio

Créditos da imagem: do autor

Amanhã, dia 09 de janeiro, será transmitida minha peça sonora Instrucciones de dibujo (hacia el Sur), de 2024, via Rádio Monteaudio (Uruguai), pelo festival internacional de arte sonora monteaudio24abstracción.

Instrucciones de dibujo (hacia el Sur), é uma peça sonora em que instruções sonoras em espanhol geradas com IA guiam a audiência através de exercícios que promovem o desenho como prática de liberdade e comunhão entre os povos da América Latina e Sul Global, em busca de uma forma de expressão que extrapole a mera reprodução de imagens, e enfatize o caráter libertador e de transformação do desenho.

A obra também inclui uma instrução de desenho oculta dentro de suas pistas de áudio (visualizada como espectrograma), em português brasileiro (idioma do artista) e espanhol, o que gera um trecho com efeitos sonoros em estéreo na segunda parte da peça.

Escute online via radiomonteaudio.org

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Participação no festival internacional de arte sonora monteaudio24

A partir de hoje começa a programação radiofônica do festival internacional de arte sonora da Rádio Monteaudio: monteaudio24abstracción, vinculada ao Instituto de Música da Faculdade de Artes da Universidad de la República - Uruguai.

Participo do festival com a peça Instrucciones de dibujo (hacia el Sur), de 2024. A obra será transmitida ao longo do dia 09 de janeiro.

Sintonize online via https://radiomonteaudio.org

Mais informações via http://formaysonido.org