quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Canção pra um novo ouvido

Imagem do autor

Banda mente (@banda_mente). Canção pra um novo ouvido, dez. 2025. Imagem digital/Impressão sobre papel.
 
Com este trabalho encerro o ciclo de postagens do ano. 
Muito obrigado. 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Partitura de evento. Arte sonora. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Participação na The Wrong Biennale 7

Crédito da imagem: Tassia Mila
 
Desde o dia 01 de novembro está no ar a The Wrong Biennale 7, bienal internacional online e descentralizada que ocorre desde 2013. 
 
Essa edição abarca o mundo em transformação pela inteligência artificial. Um mundo onde a curadoria pode ser feita por uma pessoa, um robô, ou algo entre os dois. Ela reflete o tempo presente em escala global, ao mesmo tempo que vislumbra novas formas de curar, pensar, ver e criar de maneira coletiva.
 
A Bienal perfaz uma rede global de pavilhões digitais e embaixadas físicas hospedadas por pessoas curadoras, artistas e instituições do mundo todo.
 
Imagem ilustrativa da obra "cubo/ruído". Crédito: Thiago R. 

Nesta edição, participo com a obra "cubo/ruído" (2025), dentro pavilhão kamîm tuhut - margins in fluxus/margens em fluxo, curado pela artista sônica e visual Tassia Mila.
 
O trabalho parte de uma instrução/partitura transformada em canção e musicada com o auxílio de ferramenta de inteligência artificial gerativa.
 
Para acessar a obra "cubo/ruído", clique aqui

Serviço: The Wrong Biennale 7 - The Wrong Returns. De 01 de novembro de 2025 a 31 de março de 2026. https://thewrong.org/

Palavras-chave:  Poética híbrida, Arte e tecnologia, Inteligência artificial, Arte sonora.

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Lançamento da revista farelo na 12ª Feira Miolo(s)

Crédito da imagem: Equipe Feira Miolos

 
No próximo final de semana, dias 8 e 9 de novembro, acontece o lançamento da revista "farelo" em São Paulo, na 12ª Feira Miolo(s), evento voltado à cultura gráfica e publicações que ocorre desde 2014, promovido pela Biblioteca Mário de Andrade em parceria com a editora Lote 42.
 
Crédito da imagem: Raquel Stolf
 
A revista é uma proposição dos artistas/professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf.
 
Participo da publicação com a obra "Canção farelo, out. 2024" (p. 72), do meu projeto banda mente (@banda_mente).
 
Serviço:
12ª Feira Miolo(s)
8 e 9 de novembro de 2025
das 11h às 19h
Biblioteca Mário de Andrade
Entrada gratuita

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

 Identificando a atividade elétrica como uma presença sonora alvoroçada

Hoje, no bloco de horário das 23h, @cachorro.bugio se materializa nas ondas sonoras através da @radiouniversitariafm (107.9 e online), via @irradiafestival.
 
 
Escute online aqui.
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Música eletroacústica. Arte sonora.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

 CACHORRO-BUGIO no Irradia festival 2025


Em 2025 o Irradia Festival entra em sua terceira edição, que será realizada de 16 a 19 de outubro de 2025, com transmissão pela Rádio Universitária FM 107.9 (Fortaleza-CE) e retransmissão pela Rádio Universitária FM 104.7 (Vitória-ES).
 
  
Meu projeto CACHORRO-BUGIO (@cachorro.bugio) participa dessa edição com a faixa "Identificando a atividade elétrica como uma presença sonora alvoroçada" (2025), uma peça sonora eletroacústica gerativa feita com alguns dos módulos básicos do software VCV Rack, um simulador de sintetizadores gratuito e de código aberto.
 
A programação completa será divulgada em breve na página do Irradia Festival.
 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Música eletroacústica. Arte sonora.

terça-feira, 23 de setembro de 2025

O que minha escuta não ouviu durante um susto/sono (instrução)

 
• Num piscar de olhos 
fechados:
 
- espanto
- tremura
- alarma
- tremor
 
(repete em eco até o desaparecimento do som)
Thiago R. Outubro de 2024.
 
A instrução acima foi realizada durante o período da oficina "farelo", ciclo de encontros on-line proposto pelos artistas/professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf, ocorrido entre outubro de novembro de 2024. 
 
A obra é uma resposta à provocação: "o que tua escuta não ouviu durante um susto, um sono", proposta pela artista Raquel Stolf durante o primeiro encontro da oficina.
 
Essa instrução deu origem a peça sonora "O que minha escuta não ouviu durante um susto/sono" (15 segundos, 2024), que participou do projeto 'Escuta-dobradiça' (Sala de leitura | Sala de escuta), no Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), entre 11 de abril e 11 de junho de 2025.
 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Notação verbal. Arte sonora.

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

 Meteorolograma 

Imagem do autor

 
Meteorolograma (2024) se trata de uma obra feita durante a oficina farelo, ciclo de encontros on-line proposto pelos artistas/professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf, realizado entre outubro e novembro de 2024.
 
A obra é uma resposta à instrução "Escutar o vento, a chuva, as nuvens, o trovão ou outra movimentação do tempo que faz lá fora. Descrever e criar um símbolo meteorológico correspondente para além do que conhecemos, juntando a um dia/s e uma data de seu interesse/desinteresse", proposta pela artista Claudia Zimmer, durante o terceiro encontro da oficina.

O trabalho parte de uma investigação prévia sobre a decomposição de imagens complexas em formas elementares que podem ser entendidas como diagramas ou pictogramas relacionados a um modo de escuta ampliado. Nesse caso, o diagrama/pictograma exige atenção à escuta em momentos de tempestade.
 
A data de 18 de julho refere-se à efeméride do Dia Mundial da Escuta, comemorado em homenagem ao compositor, educador e escritor canadense R. Murray Schafer (1933-2021).

Palavras-chave: Poética híbrida, Processo criativo, Imagem sonora.

sábado, 26 de julho de 2025

O som da jiboia? (2025)

Imagem do autor
 
"O som da jiboia?" (2025), é uma das obras que compõem a exposição coletiva de abertura da GROU.BASE, espaço independente de arte e cultura localizado na região de Perdizes, em São Paulo/SP.
 
Trata-se de uma instalação sonora pensada para intervir sobre a área externa, de frente ao corredor, mediante a reprodução de sons intermitentes.
 
Inicialmente, o trabalho estabelece uma ligação com os elementos arquitetônicos e paisagísticos do espaço, apropriando-se do termo "jiboia", nome popular da planta Epipremnum aureum, uma trepadeira exótica localizada à direita da entrada da casa pertencente à GROU.BASE.

Além de sua relação com os aspectos físicos do lugar, o trabalho se integra ao contexto local da exposição por meio de uma experiência sonora vivenciada coletivamente ao longo do período de exibição.

Dados da obra
 
Autor: Thiago R
Título: O som da jiboia?
Ano: 2025
Técnica: Megafone, pedestal de microfone, fita adesiva, fios e cabos
Dimensão: Variável
Duração do áudio: 5h00
 
A abertura ocorre hoje, 26/7, das 11h às 17h.

Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Instalação. Arte sonora.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

 "O som da jiboia?", na inauguração da GROU.BASE

Crédito da imagem: Leticia Rita

No próximo sábado, dia 26 de julho, inaugura a GROU.BASE, novo espaço independente de arte e cultura no bairro de Perdizes e região, em São Paulo/SP.

A inauguração reúne obras dos artistas Azeite de Leos, Flora Assumpção e Thiago R., contando também com a performance de Anna Luiza Marques e projeção em vídeo de Angella Conte.

Voltada à criação contemporânea, à convivência e à ecologia urbana, a GROU.BASE irá abrigar exposições, oficinas, estúdio de imagem, um jardim de plantas nativas e ervas, bem como áreas para troca e encontro.

Participo da inauguração com a obra "O som da jiboia?" (2025), uma instalação sonora localizada em frente ao corredor de entrada e saída do espaço.

Serviço
26 de julho - 11h às 17h
Rua Caraíbas, 523 - Perdizes, São Paulo/SP

Funcionamento a partir do dia 30 de julho, de quarta a sexta das 11h às 19h, e sábados e domingos das 10h às 17h.

quinta-feira, 26 de junho de 2025

 Retrospectiva acusmática 6

Imagem do autor
 
Audiotáteis (2014-2019) é uma instalação ativada pelos participantes por meio de gestos táteis/corpóreos que geram reações sonoras ouvidas em tempo real, cujas sutilezas são percebidas por fones de ouvido.

A obra permite ao público um grau de participação pela possibilidade de invenção no nível da recepção, de acordo com a criatividade de quem a opera em relação às limitações físicas e técnicas do próprio trabalho.

Crédito da imagem: Rodrigo Machado
 
Desse modo, o som atua como elemento mediador na relação entre autoria e recepção, fazendo com que a pessoa espectadora se torne uma coparticipante criativa na ativação do trabalho.

A obra participou da mostra coletiva "desdobras", no bairro de Pinheiros, em São Paulo, entre 13 de novembro e 4 de dezembro de 2014, como instalação individual no Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Sorocaba, entre 1 de setembro e 30 de outubro de 2016, e como obra participante do FestA! - Festival de Aprender 2019, no Sesc Vila Mariana, entre 15 e 17 de março de 2019.

Abaixo, ouça o trecho de um registro sonoro da obra Audiotáteis.
 
 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Interatividade. Arte sonora.

quarta-feira, 21 de maio de 2025

CACHORRO-BUGIO na plataforma bandcamp

Imagem do autor

CACHORRO-BUGIO é meu projeto de música experimental que explora o ruído, o zumbido, o erro, a síntese modular, etc.
 
Capa da faixa de estreia (imagem do autor)

O projeto estreia na plataforma bandcamp com a faixa "Reduzindo ao extremo formas sonoras modeladas (repetição excessiva de ideias, excerto)" (2025). A faixa é uma peça sonora generativa criada com os módulos básicos do programa Open Source VCV Rack.

Patch feito com os módulos básicos do programa VCV Rack

 
Palavras-chave:  Música experimental. Síntese modular. Arte e rock. Arte sonora.

sábado, 26 de abril de 2025

farelos (sonoros)

Imagem do autor

Farelos (sonoros) são os projetos e processos desenvolvidos no campo da escuta pelos participantes da revista farelo. As peças sonoras estão disponíveis para escuta de 11/04 a 11/06 de 2025, na Sala de leitura | Sala de escuta do projeto 'escuta-dobradiça' - veiculado na porta da sala 105 no DAV/CEART/UDESC.

Os farelos (sonoros) também estão disponíveis na aba e.-d. da anecoica.org, publicação que propõe investigar os usos heterogêneos do som e do texto.

Abaixo estão minhas três peças sonoras que compõem a mostra coletiva de farelos (sonoros).
 
 
 
 
 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Arte sonora.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

Amanhã - transmissão da obra "Instruções de desenho/Drawing instructions (2024)

Imagem do autor

 
Amanhã, dia 17/04, será transmitida minha peça sonora "Instruções de desenho/Drawing instructions" (2024) pelo festival Radiophrenia Glasgow 2025, na faixa de horário das 13h30 pelo horário local, e às 09h30 no Brasil.
 
"Instruções de desenho/Drawing instructions" é uma peça sonora narrada pelo artista Thiago R, onde instruções verbais guiam a audiência através de exercícios que promovem o desenho como prática libertadora. 
 
As instruções são apresentadas em dois idiomas: português brasileiro – idioma do artista, e inglês. O formato bilíngue da obra procura estabelecer um diálogo entre os ouvintes do Sul Global e do Norte Global,  buscando uma forma de expressão que extrapole a simples reprodução de imagens e enfatize a característica libertária e transformadora do desenho que transborda fronteiras. 
 
Acompanhe a programação do dia 17/04 em: https://radiophrenia.scot/calendar/thu-17/ 
 
 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Peça sonora. Rádio arte.

terça-feira, 8 de abril de 2025

 Participação na revista farelo - lançamento

A revista farelo é resultado de uma oficina online ocorrida entre outubro e novembro de 2024, cuja proposição partiu dos Artistas / Professores Aline Dias, Claudia Zimmer, Diego Rayck, Julia Amaral e Raquel Stolf.
 
A oficina propôs uma investigação sobre práticas de edição e publicação de artista, trazendo reflexões sob sobras de/em processo e a produção de uma revista impressa/sonora, cujo projeto foi concebido em 2012. Os projetos e processos desenvolvidos pelos participantes na revista farelo também serão apresentados na Sala de leitura | Sala de escuta no projeto sonoro 'escuta-dobradiça' – veiculado na porta da sala 105 (em parceria com a publicação anecoica e o programa de extensão sl-se), DAV/CEART/UDESC.
 
Contribuo na revista com a obra "Canção farelo" (out. 2024), uma instrução refrão / notação verbal do projeto não timpânico banda-de-artista-solo de minha autoria "banda mente" (@banda_mente).
 
Canção farelo, out. 2024. Imagem digital/Impressão sobre papel.

Além da banda mente, contribuo com três peças sonoras no projeto 'Escuta-dobradiça', sendo elas: "O que minha escuta não ouviu durante um susto/sono" (2024), "Como escutar no branco da página (e ver no escuro da faixa estéreo)" (2024), e "Imagem de um som que sobra" (2025).
 

A revista farelo terá lançamento e distribuição na Sala de leitura | Sala de escuta no dia 11/04, às 19h, na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), e em outros contextos, a partir de 2025.
 
 Serviço:
_lançamento da revista
_dia 11/04/2025 às 19h
 
_exposição escuta-dobradiça
_de 11/04/2025 a 11/06/2025
_local: Sala de leitura | Sala de escuta (porta sala 105)

evento gratuito e aberto à comunidade.
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Notação verbal. Arte sonora brasileira.

sábado, 29 de março de 2025

 Festival Radiophrenia 2025: the light at the end of the dial


Em abril acontece o festival Radiophrenia Glasgow 2025, transmissão hertziana e online de Rádio Arte e Arte Sonora desde Glasgow, Reino Unido, entre os dias 7 e 20 de abril.

No dia 17/4, minha peça sonora "Instruções de desenho/Drawing instructions (2024), será transmitida na faixa de horário das 13h30 (no Brasil, a partir das 10h30).

 
Crédito da imagem original: Leticia Rita

 Acompanhe a programação completa em: https://radiophrenia.scot/schedule/
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Rádio Arte. Arte sonora brasileira.

quinta-feira, 20 de março de 2025

Retrospectiva acusmática 5

Imagem do autor

Portas Corrediças (2014) e Vibrações Distendidas (2014) são 02 peças sonoras realizadas no contexto da mostra coletiva "desdobras", com curadoria de Lara Rivetti, ocorrida entre 13/11 e 4/12 de 2014, na Casa do Cactus, que ficava localizada no bairro Alto de Pinheiros, em São Paulo-SP. 
 
Mandacaru que ficava na entrada da "Casa do Cactus".
Imagem do autor.

A partir de uma escuta atenta orientada ao lugar, passo a gravar os sons característicos da casa: de sua especificidade arquitetônica até as relações sociais por lá estabelecidas. Logo, os ruídos ocasionados pelo movimento das portas corrediças localizadas entre a sala de estar e o quintal dos fundos da casa destacam-se por suas qualidades, sendo captados por microfones de contato feitos artesanalmente para esse fim.
 
Vista interna da casa. Imagem do autor.
 
Dessa forma, após o processo de edição e pós-produção, desenvolvo duas peças sonoras resultantes do abrir e fechar das portas, com o intuito de desdobrar e expandir o processo inicial da escuta em novas experiências de percepção auditiva.
 
Imagem do autor.

Escute as duas peças online em: 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Site-specific. Arte sonora brasileira.

quinta-feira, 13 de março de 2025

 Retrospectiva acusmática 4

Crédito da imagem: Katharine Nóbrega

540 km (2017) foi uma obra realizada para a mostra coletiva Arte Londrina 5: "Pela Estrada e Fora", com curadoria de Danillo Gimenes Villa e Ricardo Basbaum, ocorrida entre 22/6 e 28/7 de 2017, no antigo espaço da DaP, Universidade Estadual de Londrina-PR. O trabalho parte da gravação dos sons de trânsito entre a minha cidade de residência (São Paulo) e o local de realização da mostra (Londrina).

Mediante a confecção artesanal de microfones de contato instalados nos calçados, o ato de caminhar torna-se um modo de desvelar sons ocultos compostos pelo meu movimento corporal em interação com as situações que permitem o deslocamento entre as cidades, perfazendo uma distância aproximada de 540 km.
 
Crédito da imagem: Danillo Gimenes
 
Desse modo, ao chegar na cidade de destino da exposição a gravação foi encerrada, prosseguindo para o processo de edição e pós-produção da peça sonora. O resulto compõe uma instalação constituída pelos próprios calçados usados durante a travessia contendo 02 mini caixas de som amplificadas que reproduzem a peça em loop pelo período de funcionamento do espaço expositivo, junto a um mapa emoldurado que ilustra graficamente o percurso realizado.

Crédito da imagem: Katharine Nóbrega
 
Escute o excerto da obra online em: https://soundcloud.com/thiago-rrrrr/540-km-excerto
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Caminhada sonora. Arte sonora brasileira.

terça-feira, 11 de março de 2025

 Amanhã: retransmissão da obra "Desenho a fim de provocar escutas (demo)"

Amanhã, dia 12/3, acontece a retransmissão da peça sonora Desenho a fim de provocar escutas (demo) (2024), pela Rádio Universitária 104.7 FM, em Vitória-ES, no bloco de horário a partir das 15h (UTC -3). A obra fez parte da programação do Irradia Festival, edição de 2024.
 
Imagem do autor
 

quinta-feira, 6 de março de 2025

Retrospectiva acusmática 3

Imagem do autor

 
Passar a cidade (2007) é uma peça sonora que combina trechos da obra Fluxo e Deslocamento (2007), também de minha autoria. Os sons que compõem ambas as obras foram gravados em uma manhã de percurso pela cidade de São Paulo, realizado a pé e por transporte público, que teve como ponto de partida minha residência até o ponto de chegada onde eu fazia estágio.
 
Imagem do autor

O trabalho apresentou uma reflexão sobre a referencialidade que elementos não-musicais podem incitar na imaginação da audiência, de acordo com a reconstituição mental dos acontecimentos sonoros acionados pela reprodução da peça, o que propôs o exercício de uma escuta crítica em diferentes camadas sobre a ruidosa paisagem sonora metropolitana de São Paulo.

Imagem do autor

Este trabalho também cooperou para que o fenômeno sonoro como matéria sensível prevalecesse no período final da minha pesquisa de graduação em Artes Visuais.
 
 
Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Paisagem sonora. Arte sonora brasileira.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Retrospectiva acusmática 2

Imagem do autor

Cigarra (2008-2009), trata-se de uma peça sonora que partiu da gravação de sons captados durante uma caminhada que realizei no Parque Zoológico de São Paulo, em 2008.
 
A obra investiga uma escuta consciente e focada com base no ato de caminhar, em atenção aos sons específicos e recorrentes do território, como um meio de ampliar a compreensão e apreciação da paisagem sonora em questão. Tais pressupostos foram baseados no conceito do compositor, educador musical e autor canadense Murray Schafer (1933-2021).

Crédito da imagem original: Sarah Maeda
 
Assim, o corpus expressivo do trabalho adquiriu seu contorno de acordo com a recorrência sonora do ruído de aviões que sobrevoavam a região, em conjunto ao canto das cigarras ao longo do território, o que demarcou o acento sônico daquele dia de caminhada no zoológico.
 
Imagem do autor

 
Palavras-chave:  Poética híbrida. Processo criativo. Paisagem sonora. Gravação de campo.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

 Retrospectiva acusmática 1

Imagem do autor baseado no diagrama de Rosalind Krauss

 
Reminiscência Líquida (2007-2008), partiu da gravação dos sons cotidianos da minha casa que resultaram numa colagem sonora organizada em formato de composição musical.

O trabalho se originou por influência da leitura do livro Modernidade Líquida (2000), de Zygmunt Bauman, e procurou demonstrar através de correlações acusmáticas as sensações de incerteza, fluidez e instabilidade que passaram a compor a estrutura social das últimas décadas.

Essa obra marca um ponto de virada durante minha pesquisa de graduação, ao incorporar o som e a escuta como material de investigação e experimentação no campo da linguagem tridimensional. 

Imagem do autor

Escute em: https://soundcloud.com/thiago-rrrrr/reminiscencia-liquida

 Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Arte sonora brasileira.

terça-feira, 21 de janeiro de 2025

 15 a 21 janeiro - retransmissão: monteaudio24abstracción

Créditos da imagem: Rádio Monteaudio

Durante o período de 15 a 21 de janeiro, as obras que compõem a convocatória monteaudio24abstracción serão retransmitidas de forma contínua por 24 horas durante sete dias. 

Essa é uma oportunidade para escutar toda a programação das obras selecionadas pela convocatória como um continuum sonoro.

A ordem de apresentação ocorre de modo idêntico aos blocos transmitidos entre os dias 03 e 14 de janeiro.

Imagem do autor.

Participo da convocatória com a peça sonora Instrucciones de dibujo (hacia el Sur), de 2024.

Imagem do autor.

 Escute online via: https://radiomonteaudio.org