sábado, 26 de julho de 2025

O som da jiboia? (2025)

Imagem do autor
 
"O som da jiboia?" (2025), é uma das obras que compõem a exposição coletiva de abertura da GROU.BASE, espaço independente de arte e cultura localizado na região de Perdizes, em São Paulo/SP.
 
Trata-se de uma instalação sonora pensada para intervir sobre a área externa, de frente ao corredor, mediante a reprodução de sons intermitentes.
 
Inicialmente, o trabalho estabelece uma ligação com os elementos arquitetônicos e paisagísticos do espaço, apropriando-se do termo "jiboia", nome popular da planta Epipremnum aureum, uma trepadeira exótica localizada à direita da entrada da casa pertencente à GROU.BASE.

Além de sua relação com os aspectos físicos do lugar, o trabalho se integra ao contexto local da exposição por meio de uma experiência sonora vivenciada coletivamente ao longo do período de exibição.

Dados da obra
 
Autor: Thiago R
Título: O som da jiboia?
Ano: 2025
Técnica: Megafone, pedestal de microfone, fita adesiva, fios e cabos
Dimensão: Variável
Duração do áudio: 5h00
 
A abertura ocorre hoje, 26/7, das 11h às 17h.

Palavras-chave: Poética híbrida. Processo criativo. Instalação. Arte sonora.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

 "O som da jiboia?", na inauguração da GROU.BASE

Crédito da imagem: Leticia Rita

No próximo sábado, dia 26 de julho, inaugura a GROU.BASE, novo espaço independente de arte e cultura no bairro de Perdizes e região, em São Paulo/SP.

A inauguração reúne obras dos artistas Azeite de Leos, Flora Assumpção e Thiago R., contando também com a performance de Anna Luiza Marques e projeção em vídeo de Angella Conte.

Voltada à criação contemporânea, à convivência e à ecologia urbana, a GROU.BASE irá abrigar exposições, oficinas, estúdio de imagem, um jardim de plantas nativas e ervas, bem como áreas para troca e encontro.

Participo da inauguração com a obra "O som da jiboia?" (2025), uma instalação sonora localizada em frente ao corredor de entrada e saída do espaço.

Serviço
26 de julho - 11h às 17h
Rua Caraíbas, 523 - Perdizes, São Paulo/SP

Funcionamento a partir do dia 30 de julho, de quarta a sexta das 11h às 19h, e sábados e domingos das 10h às 17h.