terça-feira, 22 de setembro de 2015

Jornada de Pesquisa em Arte 
PPG IA-Unesp 2015 - Edição Internacional:


Olho seletivo, ouvido mutual. 2015. Impressão sobre papel A4 e A3.  


Olho seletivo, ouvido mutual é um trabalho composto a partir de máximas, ou aforismos, que conduzem o pensamento a uma ação: uma problematização contínua entre o que se vê, e o que se escuta, atrelado ao contexto do espaço onde o trabalho ocorre. 


Vista da exposição. Jornada de Pesquisa em Arte PPG IA-Unesp

Em um espaço consagrado à legitimação retiniana da arte (a galeria), surge em meio ao seu estado asséptico um ruído arquitetural, pouco pensando até então nas proposições de artes visuais da instituição. O mezanino assim se converte em plataforma de reverberação: anunciando as passadas do visitante aos trancos e rangeres metálicos das placas que constituem sua estrutura, ao mesmo tempo que provoca uma reflexão através do jogo de palavras do trabalho.


 Você é também aquilo que você escuta.

__________//__________

 
Escuta-ação Espiral. 2015. Instalação, Site-specific


Escuta-ação Espiral se trata de um trabalho de caráter híbrido, abarcando elementos da instalação, intervenção e site-specific, a partir da estrutura arquitetônica da escada localizada no interior da galeria expositiva do Instituto de Artes da Unesp, campus Barra Funda, São Paulo. Com a disposição de microfones de contato na coluna de sustentação da escada, o trabalho desvela sons inicialmente ocultos à percepção humana através da escuta das vibrações que ocorrem no interior de sua estrutura metálica, com a interação dos públicos no acesso ao mezanino.  


Público ouvindo a "música" das vibrações distendidas.

A escada então passa a se tornar um corpo reverberante de escutas ocultas, bem como o mezanino, podendo ser escutado através de um sistema de amplificação de sinais com a utilização de fones de ouvido localizados próximos à escada.


Detalhe do aparato de escuta.

A obra ocorre a partir de desdobramento iniciado com o trabalho Ouça-me, ressoa-se, instalação realizada no mês de Fevereiro de 2015 no Projeto Corredor397, Ateliê 397, São Paulo.

Os trabalhos realizados na galeria do Instituto de Artes da Unesp foram expostos de 15 a 19 de Setembro, no mesmo período de realização da Jornada de Pesquisa PPG-IA Unesp 2015, edição internacional.

Agradecimentos ao Prof. Dr. Agnus Valente e a todos os envolvidos na elaboração e realização dessa edição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário