Signo: Som: Infinito:__________
Créditos da imagem: Letícia Rita
Signo: Som: Infinito:__________ foi uma performance/ação sonora realizada em tempo real a partir do estouro de um balão de látex inflável, que então foi gravado, amplificado e reproduzido em loop por tempo indeterminado, através de microfone, mini amplificador de áudio, e pedal de efeitos.
A investigação do trabalho surgiu da experimentação do fenômeno acústico enquanto elemento de ocupação temporal e espacial – pela reiteração sonora de um gesto propiciado pela mediação dos meios eletrônicos – e em consonância às circunstancias do local; no caso, a trilha de caminhada do Cerrado Infinito, proposta concebida pelo artista Daniel Caballero, e pensado como “(...) um processo reverso que se forma á partir de ações contínuas de descolonização da paisagem vegetal urbana. Ocupa áreas já destinadas a uma função, como praças públicas, ou locais que tenham espaço a ser transformado, liberando o solo de qualquer função pré-determinada.” ¹
Localizada na Praça Homero Silva, em São Paulo, a trilha conforma aproximadamente 300 metros de percurso, tendo ao longo de sua margem uma vegetação típica do bioma Cerrado. Nessa paisagem se desdobra o evento DESCOLONIZATION #5, realizado no dia 28 de julho de 2018, e que propõe divulgar apresentações artísticas que se relacionam ao contexto local.
Neste sentido, Signo: Som: Infinito:__________ utilizou de equipamentos tradicionalmente ligados à música para incidir sobre eles um deslocamento visual (como obra-objeto) e semântico, que pudesse produzir um som capaz de compor, e, ao mesmo tempo fosse integrante da paisagem sonora do lugar.
Créditos da imagem: Letícia Rita
O trabalho também se entrelaçou com as outras duas obras apresentadas durante o evento: Samsara, de Kauê Garcia, e Dança com plantas, de Anna Luiza Marques.
Para mais informações sobre o evento DESCOLONIZATION #5 acesse:
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