sábado, 18 de julho de 2020

Artigo - Dia Mundial Da Escuta 2020:  O Campo Coletivo

  
Gravador de áudio do tipo hand recorder. Créditos: Thiago R.
 
No dia 18 de julho é celebrado o Dia Mundial da Escuta. A data foi iniciada em 2010 pelo World Listening Project (WLP), organização internacional sem fins lucrativos dedicada à promoção e compreensão do mundo e de seu ambiente natural, sociedades e culturas por meio das práticas de escuta e gravação de campo. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do compositor, educador musical e autor canadense R. Murray Schafer (1933), influente por desenvolver junto ao grupo de pesquisa World Soundscape Project, as ideias fundamentais sobre os conceitos de paisagem sonora e ecologia acústica na década de 1970.

A paisagem sonora pode ser compreendida como a produção de sons ligados a uma paisagem urbana ou rural. Uma vasta sinfonia onde qualquer pessoa é encorajada a praticar uma escuta ativa, a fim de desenvolver a apreciação crítica dos sons ambientais que escuta.
 
Já a ecologia acústica é um campo de estudos voltado às preocupações que envolvem a relação dos seres vivos com o seu ambiente sonoro, e os efeitos que surgem dessa relação.

A partir da escuta atenta, muitos compositores, artistas e pesquisadores que lidam com a criação sonora passam a registrar as paisagens com equipamentos de gravação para futuras produções que podiam envolver os sons das grandes cidades, ambientes campestres, ou mesmo florestas de difícil acesso, também podendo demonstrar com esses registros o aumento do volume sonoro de um centro urbano ou o desaparecimento gradual dos sons de uma fauna específica. Esse método de registro sonoro recebeu o nome de método de gravação de campo.



Em 2020 o Dia Mundial da Escuta dedica-se ao tema O Campo Coletivo, um convite à reflexão sobre o mundo que pensávamos conhecer, mas que nos fez recuar e reagir ao silêncio e os ruídos do momento atual, o que nos sugere rever os modos como nos conectamos e compartilhamos individualmente e em coletivo.

No momento de incerteza ocasionada pela pandemia de COVID-19, as grandes manifestações antirracistas e por justiça social nos Estados Unidos e em outros países do mundo, o Dia Mundial da Escuta desse ano propõe aos participantes expressar suas jornadas recentes pelo o que foi, o que é e o que será evocado a partir dessas mudanças, por territórios sonoros ainda em construção e que se abrem em diferentes níveis para uma consciência de escuta e de conexão do indivíduo com o todo ao qual pertence, coletivo e ambientalmente.

Nesse sentido as novas tecnologias de comunicação contribuem com a popularização dos meios digitais de compartilhamento que envolvem a paisagem sonora e o Dia Mundial da Escuta.

Assim, em meio às novas condições que surgem em tempos de mudança, fica o convite para a investigação dos vários modos de escuta do mundo e sua fábrica de sons que por vezes passa despercebido, mas que nos cerca e aguarda por ser descoberto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário